terça-feira, 27 de abril de 2010

Tarefa 1

A biologia é uma área da ciência muito grande e por isso é dividida em várias partes, que mesmo abrangendo temas bem diferentes, sempre podem ser relacionados. A teoria da evolução explica a mudança das características que um ser sofre de geração em geração, por seleção natural ou por hereditariedade. Essas mudanças causam diversificações da espécie criando características novas para o ser se adaptar ao meio. No caso da seleção natural algumas características hereditárias que contribuem para a sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto que características prejudiciais tornam-se mais raras. Algumas espécies com certa característica podem desenvolve-la a ponto dela se tornar fundamental para a sua sobrevivência, ja essa mesma espécie que não desenvolveu essa característica pode criar outra, com uma função totalmente diferente mas essencial, ramificando a espécie.
Quando dois seres se reproduzem eles cruzam seu material genético fazendo com que seus filhos nasçam com características metade do pai e metade da mãe. Características predominantes ou vitais são as mais comuns e as que são transmitidas mais facilmente. Com o passar do tempo esse material genético vai se modificando e criando novas espécies muito diferentes, mas com o material genético muito semelhante, no caso do homem e do macaco.
A fisiologia dos seres muda com o passar do tempo por causa da variação do meio e do material genético. O funcionamento do organismo deve acompanhar o processo evolutivo e se desenvolver para ter vantagem sobre outras espécies.
Muitas características físicas são herdadas dos pais e passadas por gerações. Na pré-história o homem usava da genética para cruzar seletivamente animais e plantas e obter o melhor resultado. Em laboratórios essa técnica é utilizada para sempre se obter animais geneticamente superiores a outros, o que facilita na criação de gado, por exemplo.
Por existirem muitos ecossistemas, as interações entre os animais e o ambiente variam muito fazendo com que as espécies variem muito de lugar para lugar. A ecologia tenta estudar como funcionam essas relações e como os seres se desenvolvem. Hoje existe a ecologia humana que estuda a relação do homem com o meio na gestão de recursos naturais, no planejamento de cidades, etc.

5 comentários:

  1. Pedro
    Gostei muito de como abordou sobre a genética, dando exemplos atuais até os mais primordios.
    Acredito que na parte final dos ecossistemas, vale resaltar os 3 tipos que existem:
    Talassociclo(Biociclo Marinho) - 71%
    Epinociclo(Biociclo Terrestre) - 29%
    Limmnociclo(Biociclo Dulcícola) - 0,01%

    =D

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu trabalho mas vi um erro ilógico: "Na pré-história o homem usava da genética para cruzar seletivamente animais e plantas e obter o melhor resultado." Na pré-história eles não sabiam da genética! Mas o resto esta bom, como você abordou as dual leis evolutivas e as descreveu, cada uma com a sua importância.

    ResponderExcluir
  3. Pedro teu trabalho estava bom nele tu ressaltou temas da biologia muito importantes e ligeiramente colocou seus principais conceitos, um ponto que eu gostei muito foi quando tu colocou a semelhança do homem e do macaco como exemplo da área da genetica.

    ResponderExcluir
  4. Pedro teu artigo está muito bom, bem elaborado e formatado. Explicaçao clara, principalmente em áreas complicadadas como o da genética. A comparação entre o homem e o macaco explicando a semelhança foi muito boa, porém sou obrigado a concordar com o nosso colega jean que na pré-historia o animal humano nao conhecia a génetica. Fora isso muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Peter! Muito interessante o teu artigo. Abordou vários assuntos, ligando uns aos outros, como na parte em que tu explica sobre a fisiologia dos seres utilizando ao mesmo tempo conceitos da genética. O texto não ficou muito comprido, até surpreendentemente curto, o que difere bastante dos artigos de muitas outras pessoas. Por fim, gostei bastante das informações apresentadas. Muito bom.

    ResponderExcluir