segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarefa 2

Atualmente o estudo das células-tronco está apenas em fase de desenvolvimento. É um recurso que quando começar a ser utilizado em grande escala poderá prevenir muitas doenças graves que hoje em dia representam um risco para o ser humano.
As células-tronco dos embriões podem reconstituir qualquer tecido danificado por doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, etc. As células-tronco não se localizam apenas nos embriões, mas também na medula óssea, no cordão umbilical, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
Os cientistas estão estudando maneiras de recolher as células-tronco de adultos para evitar “sacrificar” embriões. Eles querem poder gerar órgãos completos em laboratórios e usar as células-tronco para facilitar a reconstituição e a aceitação do nosso corpo para novos órgãos transplantados.
A prevenção e a cura de doenças, juntamente com o transplante de órgãos significariam um avanço muito grande na área da medicina, pois salvaria inúmeras pessoas que, ou não encontram um doador a tempo, ou morrem por doenças que num futuro serão facilmente tratadas logo na infância.

3 comentários:

  1. Muito bom Pedro. Gostei da arte que tu diz ''Os cientistas estão estudando maneiras de recolher as células-tronco de adultos para evitar “sacrificar” embriões. Eles querem poder gerar órgãos completos em laboratórios e usar as células-tronco para facilitar a reconstituição e a aceitação do nosso corpo para novos órgãos transplantados.'' acho que poderiamos complementar dizendo também que hoje confundem muito o estudo das células tronco com a figura aborto, mas como tu falo ali, os médicos salientam maneiras diferentes do estudo destas células sem sacrificar os embriões. Muito bom mesmo :D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Pedro.
    Acredito que tu conseguiu organizar bem o teu texto fazendo com que ele ficasse com um bom conteudo e sem fazer textos gigantes, tornando ele informativo e pratico.
    Unica coisa que acho que vale lembrar são os 5 tipos de célula tronco.
    Muito bom, abraço

    ResponderExcluir
  3. Achei um texto muito bom, mas assim como comentei no blog do Eduardo Guterres, “para acrescentar a postagem poderia ter dito a causa da destruição de um embrião, não simples mente por destruir um embrião (coitadinho do embrião), mas sim por terem algumas pessoas que consideram que o embrião já seja um ser humano.” Mas acredito que mesmo sem este meu acréscimo o texto tinha coerência e bem explicado.

    ResponderExcluir